Todo o conteúdo do site é meramente informativo e não substitui uma consulta médica com um profissional de sua confiança.

Buscar
  • Dr. Alaor Miguel

Alimentos que são um presente o ano inteiro


O consumo de nozes é um hábito consagrado na população. Entretanto, de acordo com vários estudos realizados, esse costume deveria ser estendido para o ano inteiro, visto que é possível reduzir significativamente as complicações cardiovasculares.

De acordo com uma matéria publicada no site da Associação Brasileira de Nutrologia no dia 28 de novembro desse ano, comer cinco porções semanais de nozes, amendoim e outras castanhas foi associado a um risco 14% menor de surgimento de doenças cardiovasculares e 20% menor de apresentar complicações fatais atribuídas ao endurecimento das artérias. Tal benefício associa-se ao fato de serem ricos em gorduras insaturadas, fibras, minerais, vitaminas e elementos antioxidantes.

Além disso, apesar desses alimentos serem relativamente calóricos, não estão associados a ganho de peso, provavelmente por proporcionarem saciedade e plenitude, acabando por reduzirem a ingestão de opções menos saudáveis.

Por fim, para a obtenção dos melhores resultados, não basta apenas uma boa alimentação. É preciso associar a prática de atividades físicas regulares, não fumar, evitar o consumo excessivo de álcool, dentre outras coisas.

Fonte: http://abran.org.br/para-publico/ingestao-diaria-de-nozes-e-amendoim-reduz-em-21-as-complicacoes-do-coracao/


27 visualizações