Todo o conteúdo do site é meramente informativo e não substitui uma consulta médica com um profissional de sua confiança.

Buscar
  • Alaor Miguel

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade


O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por sintomas de desatenção, impulsividade e hiperatividade. Embora esses sintomas comecem na infância, em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, porém, com sintomas mais brandos.

As causas ainda não estão bem estabelecidas, mas o fator mais importante é a herança genética. Muitas crianças com TDAH possuem familiares com o mesmo diagnóstico. O diagnóstico é clínico, ou seja, não são necessários exames laboratoriais nem de imagem. A investigação envolve a avaliação detalhada com os pais, a criança e a escola. Os sintomas mais observados são: distrair-se facilmente, cometer erros por descuido, perder objetos com frequência, mexer-se de forma excessiva, falar demais e ter dificuldade de esperar sua vez. Os três primeiros são referentes à desatenção e os três últimos à hiperatividade. Os pacientes podem ter sintomas apenas de desatenção ou hiperatividade, mas a maioria dos casos costumam apresentar de ambos.

Não se deve confundir TDAH com preguiça ou má vontade. Uma criança pode passar longos períodos jogando videogame ou mexendo em um tablet e ter muita dificuldade para manter a atenção em uma tarefa escolar, pois, nesse último caso, o controle da atenção exige maior esforço por parte do paciente, diferentemente de quando está jogando.

O tratamento deve envolver uma abordagem multidisciplinar, associando o uso de medicação a intervenções psicoeducativas e psicoterapêuticas.

Como dica para pais e professores, vale recomendar:

- Escolher locais silenciosos e com o mínimo de distração;

- Intercalar as atividades com períodos de descanso de alguns minutos;

- Empregar materiais e esquemas visuais para favorecer a aquisição do conteúdo;

- Utilizar reforços positivos em vez de somente criticar;

- Definir uma rotina e cronograma de atividades.


93 visualizações