top of page
  • Alaor Miguel

TDAH em Adultos: Sinais Indicativos e Impactos na Qualidade de Vida

pessoa com TDAH

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma condição neuropsiquiátrica comumente associada à infância, mas que também afeta significativamente adultos. Caracterizado por dificuldades de concentração, hiperatividade e impulsividade, o TDAH em adultos pode ter implicações profundas na vida pessoal e profissional.


TDAH na Infância e Persistência na Vida Adulta: Historicamente, o TDAH tem sido visto como um transtorno da infância, com a expectativa de que os sintomas se atenuem com o amadurecimento. No entanto, estudos recentes indicam que cerca de 60% das crianças com TDAH continuam a apresentar sintomas significativos na idade adulta.


Características Típicas do TDAH em Adultos:

  1. Desatenção: Dificuldades em manter o foco em tarefas que exigem atenção contínua, tendência a cometer erros por descuido, procrastinação e dificuldade em organizar tarefas e atividades.

  2. Hiperatividade: Inquietação constante, dificuldade em permanecer sentado por longos períodos, e uma sensação geral de inquietação.

  3. Impulsividade: Tomada de decisões precipitadas sem considerar as consequências, interrupções frequentes em conversas e dificuldade em esperar a vez.


Impacto Negativo no Desempenho: O TDAH em adultos pode levar a desafios significativos, incluindo problemas no trabalho, dificuldades nas relações interpessoais e gerenciamento inadequado do tempo. Adultos com TDAH tendem a adiar o início de projetos ou começar vários ao mesmo tempo e deixar a maioria pela metade. Além disso, pode haver uma maior propensão a comportamentos de risco, dificuldades financeiras e baixa autoestima. Existem estudos que ligam o TDAH a uma maior propensão para o uso de álcool e drogas.


Conclusão: É fundamental reconhecer os sinais do TDAH em adultos para buscar o apoio e tratamento adequados. Com o diagnóstico correto e estratégias de manejo, pessoas com TDAH podem alcançar seu pleno potencial e melhorar significativamente sua qualidade de vida.


Este post foi pensado para oferecer uma visão geral e acessível do TDAH em adultos para um público leigo, destacando suas principais características e impactos. É importante lembrar que cada caso é único e requer avaliação e abordagem individualizadas.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page